28 de set. de 2009

Tempo de Transcendencia por Leonardo Boff

O Ser Humano como um Projeto Infinito.
_

Creio que a transcendência é talvez o desafio mais secreto e escondido do ser humano. Ele se recusa a aceitar a realidade na qual está mergulhado porque se sente maior do que tudo o que o cerca.
Com seu pensamento, ele habita as estrelas e rompe todos os espaços.
Essa capacidade é o que nós chamamos de transcendência, isto é, transcende, rompe, vai para além daquilo que é dado.
Numa palavra, eu diria que o ser humano é um projeto infinito.
Somos seres de enraizamento e de abertura.
A raiz que nos limita é nossa dimensão de imanência.
A abertura que nos faz romper barreiras e ultrapassar todos os limites, impulsionando a busca permanente por novos mundos, é nossa transcendência.
Leonardo Boff define e ilustra a transcendência.
Descreve os lugares privilegiados onde ela se dá, desvendando-a nos grandes e pequenos acontecimentos, dando-nos olhos para enriquecer gestos e momentos do cotidiano.
A partir daí denuncia as falsas transcendências com que a cultura atual investe para responder a essa busca fundamental do ser humano, empobrecendo-o e frustrando sua procura.
Denuncia mesmo as religiões quando se apresentam como as únicas intermediárias para alcançar o transcendente e procuram enquadrar-nos com suas normas e verdades absolutas.
Quem preenche o vazio profundo que existe no ser humano?
Boff enumera três respostas a esta questão e identifica-se com aquela que dá nome a esse objeto do nosso desejo, chamando-o de Deus, Olorum, Tao, Javé.
Mil nomes para essa realidade que brilha, que ilumina e que é a dimensão mais profunda de nós mesmos.
Uma reflexão sobre masculino-feminino e sobre a ecologia completa a função profética do texto. A humanidade e o mundo novo serão construídos quando o ser humano se engajar num projeto político que gere alianças, supere divergências e respeite a diversidade, criando uma esplêndida solidariedade cósmica.


_
[1/6]
_


_
[2/6]


_
[3/6]


_
[4/6]


_
[5/6]


_
[6/6]


_
[Perfeito!!!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário