16 de fev. de 2012

O Fundamento da Verdadeira Ética

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De mil benefícios goza um povo,
Quando não se fala mais em ser virtuoso nem santo.
Verdadeira reverencia e amor sincero
Medram numa sociedade
Em que o direito e a moral deixam de ser prescritos.
A ordem não reina numa sociedade
Onde o interesse determina o agir.
Esses princípios não podem ser prescritos,
Mas devem ser vividos.
Somente onde eles são vivenciados
É que ajudam os homens.
A ética genuína só existe
Onde o homem vive de dentro da sua fonte
E age pela pureza do seu coração;
Onde a genuidade do seu ser
Se revela em atos desinteressados
E isentos de desejos.

Explicação: Sempre de novo volta Lao-Tse ao principio básico de que os atos, que fluem pelos canais do ego humano, devem receber as águas vivas da fonte do Eu Cósmico; que nenhum homem pode ser fonte, mas todos funcionam como canais, que devem manter-se livres e  desobstruídos de qualquer impureza egóica e estar firmementes ligados à fonte à Fonte cósmica. É a eterna repetição do primeiro mandamento da mística: “Amarás o Senhor teu Deus ...”, e do segundo mandamento da ética: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

A paternidade única de Deus -  na fraternidade universal dos homens.

A profunda vertical da mística – revelada na vasta horizontal da ética.

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Lao-Tse_Tao Te King

A Tirania da Inteligência _ Derrotando a Soberania da Razão

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A moralidade e o direito nasceram,
Quando o homem deixou de viver
Pela alma do Universo.
Com a tirania do intelecto
Começou a grande insinceridade;
Quando se perdeu a noção da alma,
Foi decretada a autoridade paterna
E a obediência dos filhos.
Quando morreu a consciência do povo,
Falou-se em autoridade do governo
E lealdade dos cidadãos.

Explicação: A tirania do ego intelectual sobre o Eu Racional é a raiz do caos e da infelicidade da humanidade. O  ego intelectual, sendo unilateral, causa desequilíbrio na vida humana, ao passo que o Eu Racional (espiritual), sendo onilateral, cria perfeita harmonia na vida.

A evolução do homem começa nos sentidos, passa pela inteligência e culmina na razão, no Logos, - ou, segundo Teilhard de Chardin, a trajetória evolutiva do homem vai da hilosfera (material) pela biosfera (vital) e noosfera (intelectual) e culminará, um dia, na logosfera (racional) estágio representado, no planeta Terra, pelo Cristo, que, no quarto Evangelho é chamado o Logos (Razão).

O direito, sinônimo de egoísmo, criado pela inteligência, é, segundo um jurista romano, o maior inimigo da justiça, homônimo de Verdade e Amor.

Summum ius – summa iniuria.

A humanidade não atingiu ainda o zênite da sua evolução, porque é ainda dominado pelo ego do Anti-Cristo, e não pelo Eu do Cristo.

“Por Moises foi dada a lei (direito do ego) – pelo Cristo veio a Verdade, veio a Graça ( justiça do Eu).

Lao-Tse usa os termos “alma” e “consciência”  para designar a Razão ou o Espírito do Eu central.
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Lao-Tse_Tao Te King

A Aparente Ausência dos Grandes Chefes

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A presença de um verdadeiro chefe de Estado
É sentida pelo povo como ausência.
Os maiores são amados e louvados,
Os medíocres são ignorados,
Os ambiciosos são desprezados.
Quando um soberano confia em seu povo,
O povo confia nele.
Os chefes sábios são ponderados em suas palavras;
O que eles fazem é bom,
Desempenham a sua tarefa –
Mas o povo tem a impressão
De se guiar a si mesmo.

Explicação: É esta a imagem da verdadeira cosmocracia, a forma perfeita da democracia: cada cidadão é governado por sua própria consciência, e, embora obedeça a leis externas, tema impressão de não obedecer a nenhum governo externo, senão apenas ao seu próprio governo interior, que é a consciência cósmica. Quanto menos o povo percebe a presença do governo de fora, tanto melhor, porque o governo de dentro é tão imperceptível e imponderável como o ar, como a luz, como a vida, cuja presença benéfica todos ignoram.

O homem integral é um homem auto-governado, cosmo-governado, Cristo-governado.

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Lao-Tse_Tao Te King

Cumprimento da Ordem Cósmica

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Quem se ergue às alturas sem desejos,
Enche de silêncio o coração.
E, ainda que todas as turbas ruidosas
Assaltem o homem isento de desejos,
Ele habita em profundo silencio,
Contemplando, sereno, o louco vai-vem,
Porquanto, tudo que existe,
É um incessante vir e voltar,
Um nascer e morrer.
O que retorna, volta ao Imperecível.
Quem isto compreende é sábio.
Quem não o compreende é autor de males.
Quem é empolgado pela Alma do Universo,
Alarga o seu coração.
E o homem de coração largo
É tolerante,
E o tolerante é nobre.
O homem nobre cumpre a ordem cósmica.
E quem cumpre esta ordem,
Se identifica com  Tao, o Infinito.
É imortal como o Tao
E não subjaz a destino algum.

Explicação: Quando o homem ego-pensante se torna cosmo-pensante cedo ou tarde acaba por ser cosmo-pensante:o seu pequeno pensar egóico passa a expandir-se no grande pensar cósmico. No principio, parece que o seu ego-humano sofre prejuízo, perecendo; mas, por fim, verifica que, na linguagem do Mestre, o grão de trigo (ego) não morre realmente, mas expande a sua estreiteza na largueza da planta frutífera (Eu).

As palavras de Lao-Tse acima reproduzidas são uma perfeita paráfrase a essas palavras do Nazareno; ou ainda às palavras de Paulo de Tarso: “Eu morro todos os dias – e é por isso que eu vivo”.    

Todas as verdades dos Grandes Mestres da humanidade aparecem em forma paradoxal.
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Lao-Tse_Tao Te King