19 de mar. de 2010

O IMPACTO DE IMAGENS


O poder de nossa própria mente e de nossos pensamentos é realmente muito grande. Muita gente, demais, nega a falha em explorar o vasto potencial e poder que cada um de nós possui no âmago do seu próprio ser. Mas, para estudantes de misticismo, o uso da mente e das faculdades interiores é uma ferramenta indispensável que pode ser empregada para enriquecer nossa vida e para alcançarmos a paz, sucesso e felicidade.

Cientistas e médicos há muito têm reconhecido o impacto da mente na eficácia de placebos. Um placebo é uma substancia [seja em forma de pílula, cápsula, ou qualquer outra coisa] que não tem ação farmacológica ou ação medicalmente efetiva conhecida. Num estado de placebo, pacientes hospitalizados com úlceras hemorrágicas tiveram uma melhoria duradoura quando médicos injetaram água destilada neles, assegurando-lhes ao mesmo tempo que se tratava de um novo remédio que as curaria. Obviamente, as expectativas dos pacientes desempenharam um papel importante.

Num outro estudo, foi dada aos pacientes uma droga que normalmente induziria náuseas e vômito. Mas foi dito aos pacientes que aquela droga ‘sustaria’ os sintomas de náuseas e vômito que eles vinham apresentando. E, o que é muito interessante,sustou mesmo!

Pode-se concluir disso que mesmo um placebo, ou uma droga sem efeito, pode se tornar um ‘símbolo’ de cura. O símbolo desencadeia no paciente uma visualização criativa. O fato de que esse símbolo, ou essa suposta droga foi ministrada ao paciente por um médico dá autoridade à visualização que o paciente faz da eficácia curativa da droga.

Todos já tivemos a experiência do efeito que a mente pode ter sobre o corpo. Quando estamos assustados, nossa respiração fica mais rápida e nosso batimento cardíaco aumenta. Podemos sentir revoluções no estomago ou podemos transpirar profundamente. Essas reações, mencionadas como ‘respostas de lutar ou fugir’, preparam o corpo para a ação de enfrentar situações ameaçadoras. Além disso, o fenômeno de corar e a excitação sexual são outros exemplos de resposta do nosso corpo a uma situação que ocorre e é percebida na ‘mente’. Com efeito, nosso corpo reage a despeito de a situação ter realmente ocorrido ou ser apenas uma imagem mantida na mente.

VALOR DA RELAXAÇÃO
Assim como todos já tivemos a experiência dos sentimentos de medo, também já tivemos dos sentimentos associados à relaxação. Quando estamos relaxados, quase todas as células do corpo podem também relaxar e reduzir seu ritmo metabólico. O consumo de oxigênio e o lactato do sangue também diminuem. Como sabemos que estresse crônico e emoções fortes como medo, raiva, ansiedade e desespero, podem levar a doenças de estresse, tais como hipertensão e problemas cardíacos, podemos perceber o valor da relação para reduzir a suscetibilidade a essas doenças.

A capacidade de visualização, uma ferramenta tremendamente poderosa, é altamente reforçada quando a pessoa se encontra num estado de profunda relaxação. Os ensinamentos místicos/filosóficos, contêm um método todo de concentração simples mas eficaz, que promove a relaxação profunda. Depois que uma pessoa experimentou esse estado profundamente relaxado várias vezes, ela pode simplesmente visualizar-se nesse estado e muito rapidamente alcançá-lo. A capacidade de visualização é muito poderosa nesse estado. A pessoa poderia, por exemplo, visualizar um cubo de gelo em uma das mãos e uma batata quente na outra e sentir que houve uma mudança mensurável de temperatura nas duas mãos.

Analogamente, um individuo poderia aumentar seu batimento cardíaco apenas visualizado-se correndo atrás de um trem.É interessante notar que, se a pessoa tentasse forçar essas mudanças, elas dificilmente aconteceriam. Mas, visualizando, torná-se fácil. Mesmo alterações de imunidade e mudanças celulares podem ser provocadas por visualizações positivas em estado relaxado.

Um famoso experimento relacionado com a visualização foi feito com três grupos de jogadores de basquete, nenhum dos quais jamais praticara visualização. O experimento consistia em fazer três lances. O primeiro grupo praticou todos os dias, durante três semanas. O segundo não fez nada durante três semanas. O segundo não fez nada durante três semanas. O terceiro não praticou mas passou vinte minutos por dia ‘visualizando’ lances com acerto na cesta. No final do período, aqueles que tinham praticado diariamente mostraram uma considerável melhora. Como era de esperar, o grupo que não praticou não mostrou melhora nenhuma. Mas o grupo que ‘apenas visualizou’ demonstrou quase tanta melhora quanto o que praticou!

VISUALIZAÇÃO E CURA
Muitos dos antigos filósofos que contribuíram para as grandes tradições místicas acreditavam que nossas visualizações são responsáveis pelas condições de nossa vida e que nossas crenças e visualizações se manifestam como saúde ou como doença, no corpo físico. Mas recentemente, desde o começo deste século, a medicina também começou a explorar o considerável papel que a mente e visualizações desempenham na cura.

Com efeito, com freqüência se produz tensão em nosso corpo em conseqüência de ‘visualizações’ inconscientes. Algumas de nossas crenças e realidades arraigadas são limitadas, isto é, não correspondem ao que realmente ‘existe’. Como acreditamos tão fortemente em nossas realidades, tentamos defendê-las e encontrar apoio para elas, mesmo que elas estejam fora de harmonia com a verdade. Isso pode ser uma fonte de continua tensão no corpo.

Dada a importância da visualização e de seu efeito no corpo, surgem muitas questões. Que espécie de visualização praticamos diariamente? Que arraigadas imagens, crenças e conceitos, visualizações e imagens mais poderosas permitimos que aflorem diariamente das profundezas de nossa consciência?

Vemos a nós mesmos como pessoas bem-sucedidas ou como fracassos? É nossa imagem de nós mesmos bonita ou feia? É gorda ou magra? É competente ou incompetente? É sadia ou doentia? É confiante ou insegura? Estamos relaxados ou nos sentimos capturados em circunstancias difíceis ou irremediáveis?

Nossas imagens interiores tem profundo impacto sobre nosso corpo, nossa saúde e nossa vida. É extremamente vantajoso desenvolvermos a habilidade de visualizar, bem como de empregar plenamente nossas faculdades de imaginação e intuição. Pelo uso do nosso vasto potencial de aptidão interior, podemos criar condições sadias e harmoniosas dentro de nós mesmos e no mundo.

Aquilo que a mente imagina tem forte impacto sobre o corpo. Essa influencia diretora tanto pode ser construtiva como destrutiva. Pode nos elevar ao nosso mais alto potencial, ou nos fazer mergulhar nas profundezas da doença e do desespero. A escolha de imagens é nossa.
-
[Dennis Kwiatkowski]

É SÓ QUERER


A afirmação constante de que vivemos uma época de grande turbulência, cujas causas não são difíceis de detectar, não constitui nenhuma novidade. Período de transição de uma civilização em constante mudança, tem revelado surpreendentes acontecimentos por um lado, e, por outro, a propagação de elementos perturbadores do ser humano – individual e coletivamente considerado – decorrente da flagrante inversão de valores sócio-econômicos, do desequilíbrio psicosocial, da eliminação de barreiras preestabelecidas pela moral vigente, do enfraquecimento da educação e, conseqüentemente, do ser humano considerado em seu desenvolvimento.

Nesse volume de tumultuos nos quais o mundo se debate, configura-se a quase predominância de descontentamentos, revoltas, insatisfações generalizadas, brutalidades, enfim, tudo aquilo que foge aos padrões mais elevados do comportamento e da vida do ser humano e que somente a Educação, em termos holísticos, pode proporcionar.

O desencorajamento e a insatisfação verificados nos dias que correm na maioria dos países, seriam, se não eliminados, pelo menos suavizados, se nos detivéssemos na apreciação dos privilégios e bênçãos que o Cósmico sempre nos permitiu e permite desfrutar.

Pensamentos e esforços unificados e congregados formarão uma onda psíquica ao redor do mundo que, dessa forma, será aliviado e em melhores condições de preparar o advento de uma renovação indefectível e, quem sabe, de uma verdadeira redenção e assim, como uma forte corrente, a humanidade e a Natureza - reflexo da mente atuante do Criador, “a parte feminina de Deus” – proporcionariam benefícios muito maiores.

Essa união não seria difícil se prevalecesse a Vontade de se observar as leis da natureza em operação, e obedecê-las, obviamente. Aliás, a natureza e a consciência do homem não são constituídas da mesma forma do universo?

Eternos buscadores da Verdade, somos os buscadores de Deus, na realidade. E nesse caminhar ininterrupto, preparando, ao mesmo tempo, para adquirir o domínio da vida, vamos prestando exames – após freqüentar com assiduidade e aproveitamento – na “Faculdade Superior de Vivências Terrenas” inspirada pela Sabedoria Cósmica. Transpondo os sucessivos obstáculos que se nos apresentam pela vida afora, vamos nos elevando, progressivamente, a níveis de consciência cada vez mais altos.

Nessa longa aprendizagem, a educação pode desempenhar um papel preponderante, constituindo-se em um dos maiores veículos – se não o maior – da diluição de gotas de luz derramadas pelos princípios e ensinamentos dos Mestres Cósmicos.

Afinal, para que viemos a este mundo, senão para aprender?! Aprendemos com os amigos e, principalmente com os inimigos; aprendemos com as crianças, com os jovens e com os adultos; aprendemos com as plantas e com os animais, se tivermos ‘olhos de ver’. Ainda que o processo de aprendizado não seja continuo e possa não ser consciente, seus resultados são sempre positivos, construtivos, e alimentam com as experiências vivenciadas a personalidade em desenvolvimento, exatamente como a borboleta, que suga o néctar de uma corola, para se alimentar.

Se, por um lado, somos envolvidos por incontáveis oportunidades de reflexão, por outro, nossa capacidade de compreensão é, com muita freqüência, desafiada pela infinidade de problemas para os quais ainda não encontramos solução, ou que ainda não conseguimos entender.

Em todos os momentos de nossa vida temos oportunidade de refletir sobre um dos mais importantes legados que o grande filósofo caldeu, Hermes Trismegistos, deixou para a humanidade: “como é embaixo, é em cima”. Precursor de tantos ensinamentos místicos, fez-nos compreender o ‘microcosmo’ pelo conhecimento do ‘macrocosmo’. Podemos dizer que o primeiro é o segundo em tamanho menor, infinitamente menor. Um pode explicar o outro, tanto do ponto de vista físico, tangível, visível e material, como do ponto de vista espiritual, intangível, invisível e imaterial. Em decorrência disso é que o homem, cópia microscópica do Macrocosmo, é reconhecido pelo místico como dotado de potencialidades infinitas e divinas.

O campo esotérico, ou o místico, oferece raras oportunidades de aprimoramento da percepção mística, da realidade espiritual e do conhecimento de novos caminhos, mais seguros, mais claros e, conseqüentemente, mais fáceis de trilhar. Na verdade, temos muito que aprender, já que é inesgotável a fonte, o manancial das verdades divinas,e, o que é mais importante, fomos dotados de extraordinário potencial para alcançá-las. É SÓ QUERER.
-
[Texto de Rimoli de Faria Doria].