26 de set. de 2009

Parábola: O Monge e o escorpião.






















Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada . Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

- Mestre deve estar muito doente! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda, picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!

O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu:

[b]- Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.

_
Quem tem mel, dá o mel.
Quem tem fel, dá o fel.
Quem nada tem, nada dá.

Sob o Dominio do Mal















(The Manchurian Candidate)
ano de lançamento ( EUA ) : 2004
direção: Jonathan Demme
atores: Denzel Washington , Meryl Streep , Liev Schreiber , Jeffrey Wright , Kimberly Elise
duração: 02 hs 10 min
descrição
Após retornar da Guerra do Golfo, um soldado descobre que passou por uma lavagem cerebral enquanto fora prisioneiro do inimigo, com o objetivo de obedecer ordens sem contestá-las. Dirigido por Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes) e com Denzel Washington, Meryl Streep, Jon Voight e Liev Schreiber no elenco.
_
sinopse:
Ben Marco (Denzel Washington) é um soldado que, em meio a Guerra do Golfo, é sequestrado pelo inimigo, juntamente com sua tropa. Alguns anos depois, já em sua casa, Ben começa a se lembrar do processo de lavagem cerebral pelo qual passou enquanto esteve preso, que fazia com que obedecesse ordens sem contestá-las. Com um de seus companheiros de tropa, Raymond Shaw (Liev Schreiber), agora concorrendo a um cargo na vida política do país, Ben tenta entrar em contato com ele, temendo que ele esteja sendo controlado neste exato momento.
_
A vida imita a arte, com certeza.
No referido filme podemos ver o uso da nanotecnologia, através de implantes cerebrais para controle de comportamento dos ' soldados ' por uma empresa ' privada ' cuja finalidade é o ' controle ' não somente daqueles, por via direta, mas também, de toda uma coletividade, a contar do momento em que um dos personagens, concorre ao cargo de vice-presidente dos EUA.
Ora, implantes, lavagem cerebral, dentre outros mecanismos de controle, sempre ' estiveram ' contidos nas Teorias Conspiratorias, porém, nos ultimos tempos, estamos observando que:
_ a dita ficção tem nos mostrado a realidade, mais do que, a tal dita realidade, pode nos mostrar.
Fiquemos atentos, pois, nada é o que parece ser e tão pouco tão simples como podemos supor.
E controle mental, com certeza, não é em hipotese alguma ' ficção'.