sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sucesso pela Imaginação


A imaginação há muito tem sido a Cinderela dos nossos poderes mentais. As pessoas tem negligenciado a imaginação, considerando-a como prerrogativa de escritores e artistas. A força de vontade, a concentração e a memória, por outro lado, tem sido reverenciadas há séculos.

Não obstante, a imaginação faz parte do equipamento mental de todos e pode ser desenvolvida de modo a trazer grandes benefícios. Podemos dar um grande passo no desenvolvimento da personalidade estimulando a imaginação. Pense no que a imaginação já fez por todos nós: porque alguns homens pré-históricos usaram sua imaginação, gerações subseqüentes usufruíram a benção do controle do fogo, a roda, a agulha e a faca. Pensadores criativos posteriores inventaram a roldana, a bomba d’água, a engrenagem, a imprensa, o motor à combustão, a lâmpada elétrica, o rádio, a televisão, o motor a jato, aos foguetes, as cápsulas espaciais, e assim por diante.

O poeta e romancista John Masefield exprimiu isto muito bem: “O corpo do homem é imperfeito, sua mente indigna de confiança, porém, sua imaginação o tornou um ser extraordinário”. Empregar a imaginação de modo positivo e útil é desencadear o pensamento criativo – pensar com um propósito, ao contrário de sonhar acórdão ou construir castelos no ar.

Aqui estão algumas formas de desenvolver a capacidade de utilizar a imaginação criativamente:

1_ Comece a ler uma história e dê-lhe um final ao seu próprio modo;

2_ Observe crianças brincando e analise-as atentamente;

3_ Conte histórias a crianças; mas lembre-se, ‘tudo’ pode acontecer na história que você criar;

4_ Sempre que ler, procure visualizar os personagens e acontecimentos;

5_ Pegue um objeto comum [uma caixa de fósforos, por exemplo] e pergunte-se como ele poderia ser melhorado;

6_ Decida o que aconteceria se algum de seus pertences se tornasse menor, maior, mais estreito ou mesmo mais fino. Poderia ele ser separado de uma outra coisa ou a ela associado?

Perguntas deste tipo certamente acenderão a imaginação criadora. Se empregada com freqüência, a imaginação pode fazer alguém transbordar de estupendas idéias. Lembre-se de que a imaginação aumenta com o exercício, e que, contrariamente à crença comum, é mais poderosa no homem maduro do que no jovem.

PREOCUPAÇÕES DIÁRIAS
Tente aplicar sua imaginação a estas questões corriqueiras:

_Pense na localização da sua casa – você tem de viver onde está vivendo agora?

_ Poderia você viver num ambiente mais saudável ou prazeroso?

Se você persistentemente se imaginar vivendo em condições mais desejáveis, acabará dando passos para materializar o que tiver imaginado. A mesma técnica pode ser aplicada ao interior de sua casa, que pode vir a ser mais claro, limpo e atraente. Com entusiasmo, esforço e desembolso de pouco dinheiro, você pode facilmente transformar sua casa. Deixe sua imaginação brincar com estas sugestões, e depois ‘trabalhe’ para transformar o lugar em que vive.

Podemos encontrar muitas oportunidades de pensar criativamente ao prepararmos alimentos, escolhermos nossa roupa, mobiliarmos nossa casa, cuidarmos do jardim, decorarmos nosso escritório, e organizarmos nossa oficina.

Se você tem filhos, poderá usar sua imaginação para fazê-los mais felizes e autoconfiantes. Como lhes poderá proporcionar uma experiência mais diversificada? Como poderá evitar brigar com eles? Pense nos equívocos de seus pais e então procure evitar a repetição dos erros deles. Mesmo que o relacionamento com seus filhos seja bom, pensar criativamente poderá torná-lo melhor.

Você pode usar a imaginação em seu trabalho. Será que você tem de fazer o seu trabalho como vem fazendo há anos? Não poderá mudar proveitosamente os procedimentos, as condições ou os materiais? Tem certeza que está fazendo as coisa do melhor modo possível? Pergunte-se como poderá ser mais útil ao seu empregador, quanto tempo trabalho e material podem ser economizados?

Se você é um empregador, como poderá tornar seus funcionários mais felizes e mais produtivos? De que maneira poderá granjear-lhes pleno apoio e cooperação? E quanto às condições do ambiente de trabalho? Podem elas ser melhoradas? Podem os empregados ser encorajados a trabalhar com autêntico entusiasmo? Você, o empregador, trabalharia bem se estivesse no lugar deles? Será que eles sentem que você nutre algum interesse pessoal por eles? Se não, como você poderia demonstrar maior interesse?

Vimos que a imaginação pode enriquecer qualquer relacionamento humano. Só usando a imaginação podemos nos colocar no lugar dos outros e, assim, agir sem causar atrito. O uso da imaginação nos ajudará a refrear uma palavra isultuosa, uma ato descortês, e uma conclusão precipitada. Empregada positivamente, a imaginação suscitará a manifestação de bondade, encorajamento e solidariedade, em palavras e atos. É difícil imaginar qualquer situação em que a imaginação não atue como bálsamo e agente suavizador no trato com os outros.

Nas realizações pessoais é em geral insuficiente ter ‘vontade’ de ser bem sucedido. A vontade é muitas vezes fraca e hesitante. Devemos aprender a reforçá-la usando a imaginação.

Suponha que lhe pediram para fazer um discurso público e você sente-se nervoso diante da expectativa. Uma preparação perfeita poderia ir por água abaixo no último momento, por causa do nervosismo. Você deveria, por conseguinte, utilizar sua imaginação positivamente. Sempre que você antecipar um acontecimento tão importante, visualize-se numa posição firme e confiante à frente de sua Audiência, fazendo um excelente discurso. Visualize isto toda noite, durante uma semana antes do acontecimento. Com a deliberada inversão das costumeiras idéias de medo, notará supreendente diferença em seu desempenho.

No aprimoramento da personalidade, a imaginação ajudá-lo-á a superar hábitos ou tendências que considere indesejáveis. Se você é reservado ou mal-humorado, se gagueja ou ruboriza, imagine-se livre destes obstáculos. Pare de remoer fracassos passados; isto não ajuda em nada. Ao invés disto, “pinte-se” como gostaria de ser.

Talvez algum vago ideal o tenha assediado durante anos. De vez em quando você se defrontou com essa visão avidamente, mas ela rapidamente se desfazia. Agora, pela primeira vez na sua vida, escreva detalhadamente uma descrição da pessoa que você gostaria de ser. Gostaria de ser alegre, popular, dinâmico e audacioso? Gostaria de ser simpático, amigável e diplomático? Então você poderá ser! Mantenha seu ideal clara e firmemente diante de você. Persiga-o com determinação. Reavive sua coragem após um ocasional fracasso. Em verdade, muitas coisas poderão ser alcançadas se você primeiro as alcançar em sua imaginação.

Esqueça as coisas que ficaram para trás, e persiga o que está à sua frente. Faça dos seus pequenos sucessos trampolins para êxitos maiores. Acima de tudo, mantenha sua imagem de sucesso, bem clara na mente, e há de alcançar sucesso!
_


[Texto de H.C. Ibojionu]

-


-

Nenhum comentário:

Postar um comentário