20 de fev. de 2012

A Grandeza está no Serviço Espontâneo

-
Ó Tao!
Tu, que tudo superas!
Em ti está o Todo.
Em ti, a vida de todos os seres!
Tu não te negas a ninguém,
Tu, que tudo realizas,
Tudo nutres,
Tudo fazes prosperar!
Tu, o eterno servidor da vida,
Jamais te vanglorias de nada.
Pequenino pareces aos que ignoram
A tua grandeza.
Grande, porém, és
Tu,de que tudo vem
E a quem tudo volta.
Nunca te arvoras em dominador.
...
Assim também o sábio sempre serve,
Realizando grandes coisas,
Sem se ufanar da sua grandeza.

Explicação: Esta apoteose da Divindade lembra as palavras de Santo Agostinho:

Ó Deus!
Formosura sempre antiga e sempre nova –
Que tão tarde amei!
Tu estavas em meu coração –
E eu te buscava lá fora
Tu estavas comigo,
mas eu não estavas contigo
E então tu me chamaste em altas vozes
Rompeste a minha surdez
Relampejaste e afugentaste a minha cegueira
Rescendestes suaves perfumes em torno de mim,
E eu os sorvia –
E agora vivo a suspirar por ti
Saboreei-te, e agora tenho fome e sede de ti
Tocaste-me de leve –
E eu me abrasei em tua paz.
Quanto mais te possuo,
Tanto mais te procuro
Que eu conheça a mim para que te conheça a ti.

Lembra também as palavras de Jesus a seus discípulos: “Os reis e príncipes deste mundo são chamados grandes, porque são servidos por seus súditos. Entre vós, porém, não há de ser assim; aquele que dentre vós quiser ser grande seja o servidor de todos”.
-
Lao-Tse_Tao Te King